ATELIER

O R foi fundado em 2011 por Rui Lopo e Rita Carvalho e está sediado em Oliveira de Azeméis.

Começou por uma visão comum sobre a arquitetura e a arte, desse principio nasceu a primeira identidade R arquitetos, que une mais tarde os dois sócios em casamento. Com a evolução dos projetos e da paixão constante pela arte de criação, foi desenvolvida uma coleção de casas, denominada de “As Matriarcas” em homenagem as nossas avós e bisavós, no fundo a todas as grandes mulheres de Portugal. Foi então que surgiu o atelier das casas, que resulta no nome R home atelier, com uma visão mais moderna e muito voltada para as peças de criação de autor. Após uma década de desafios, muitos projetos se concretizaram, com dois filhos pelo meio, vários colaboradores e estagiários, surge o momento atual de reforçar a identidade Lopo, com uma nova roupagem R Lopo Atelier é o nosso espaço, o R que nos acompanha.

Acreditamos que cada projeto é singular e deve ser tratado de forma única e personalizada.
Somos gratos pelas oportunidades, e sabemos que o melhor ainda está para vir.

Ser sustentável é saber utilizar os recursos naturais oferecidos pela natureza de maneira consciente, sem comprometer a disponibilidade total desses bens para as gerações futuras.

Os projetos que desenvolvemos estão assentes numa base ecológica de regeneração dos materiais, prevendo sempre que possível a reintegração de partes existentes por forma a reduzir o uso diversificado de materiais, seguindo a máxima de 1947 “less is more” de Mies van der Rohe.

Procuramos incentivar os nossos clientes para o uso de fontes de energia renováveis, como são exemplo as coberturas vegetais, por forma a priorizar o baixo consumo de energias nas especialidades das edificações. No essencial pretendemos obter o máximo desempenho com o menor impacto possível, aliando o nosso toque de modernidade e de estética através de uma atitude “Green” nos projetos e obras em que estamos envolvidos, seja no sector público como privado.

A nossa intenção é cada vez mais manter e reforçar a ligação e o equilíbrio entre a natureza, o ser humano e as obras.