Description
Titulo: Complexidade II
Data da realização da obra: 2012
Técnica: Mista/Acrílico sobre tela de linho.
Dimensões: 150 x 100 x 4cm
As obras Complexidade II e III pertencem à série “Complexidades” que se compõe de cinco trabalhos em tela de linho, com as mesmas dimensões.
O retângulo acentuadamente vertical foi especialmente concebido para esta série, de modo a reforçar a composição. Ainda que os trabalhos apresentem uma composição muito expressiva e complexa, nascem de uma estrutura compositiva de divisão do espaço em seis quadrados com circunferências centrais divididas em doze partes iguais. Os números 3, 6 e 12 acompanham todo o plano da composição. Esse início teve como propósito fazer nascer a obra da ordem geométrica, de uma espécie de trama de construção e de seguida proceder à sua desconstrução.
Essa estrutura original é ainda visível nas obras, conferindo-lhe força visual.
A desconstrução da estrutura inelástica inicial faz-se depois com os elementos de discurso plástico próprio da artista e que são muitas vezes menos racionais e menos inteligíveis: o círculo, o óvulo, a espiral, a estrela, a escada, os signos esotéricos, a escrita automática, os números. Estes elementos, numa disposição aparentemente inorganizada, mais expressiva e poética, têm como propósito contrariar a organização anterior, num discurso de antítese.
As obras debatem-se com níveis de oposição conceptual: transparência / opacidade; construção / desconstrução; mecânico / orgânico; legível / ilegível; poético / pragmático; conexo / desconexo; rígido / flexível.
Esta abundância conceptual potencia o núcleo do tema complexidade ou complexidades, que todos sentimos em vários momentos, convocando o lúdico e a memória poética a sobreviver numa realidade mecanizada.
A complexidade formal e compositiva é sublinhada pelas cores fortes e expressivas. A verticalidade das linhas acentua o dinamismo das formas e simultaneamente cria o equilíbrio suficiente entre a tensão das partes principais da composição, num jogo formal que não se quer claro nem definitivo.
Artista Plástica: Humberta Coelho